A Estação Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia do Conselho Regional de Psicologia 3ª Região - Bahia e Sergipe (CRP-03) realizou este ano um projeto que teve por objetivo a divulgação da BVS-Psi como fonte de pesquisa. Isso foi feito por meio da realização de encontros nas Instituições de Ensino Superior com curso de Psicologia e a também a partir de encontros com os psicólogos cadastrados no CRP-03 nos estados da Bahia e de Sergipe.

Atualmente, os dois estados possuem juntos 34 cursos de Psicologia (30 no estado da Bahia e 04 no estado de Sergipe) e estão cadastrados nessa jurisdição mais de 7.000 psicólogos. O CRP-03 possui sede em Salvador-BA, uma Seção em Aracaju-SE e seis Subsedes localizadas no interior do Estado da Bahia.

O projeto de visitas foi desenvolvido de maio a outubro de 2010 e foram realizadas 5 viagens, sendo 04 ao interior do estado da Bahia e 01 à capital do estado de Sergipe, Aracaju, onde funcionam os cursos. Nos encontros realizados com os psicólogos houve palestra para apresentação BVS-Psi com demonstrações de busca, além da entrega de material informativo. Nos encontros realizados nas faculdades houve visita à biblioteca de cada instituição com entrega de cartazes da BVS-Psi e dos Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC); realização de treinamento para uso da BVS-Psi ao bibliotecário ou responsável pela biblioteca; divulgação da Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (ReBAP) e da possibilidade de inscrição da instituição visitada na Rede; realização de palestra sobre a Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia com demonstrações de busca aos estudantes e professores de cada instituição visitada, além da entrega de material informativo.

Segundo a bibliotecária do CRP-03, Sara Torres, a iniciativa da Estação BVS-Psi foi muito bem recebida pelos estudantes de Psicologia e pelos psicólogos presentes nos encontros. O número de atendimentos prestados pela biblioteca inclusive aumentou. Ainda segundo a bibliotecária, como não foi possível a realização de todas as viagens no ano de 2010, pretende-se dar continuidade ao projeto no ano de 2011 realizando mais três viagens às Subsedes Recôncavo, Oeste e São Francisco.