A recuperação da informação produzida na área de homeopatia pode ser mais eficaz a partir da indexação utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Os termos do vocabulário DeCS foram revisados e traduzidos ao inglês e espanhol para 2011, pela rede temática da BVS Homeopatia.

Como resultado, “se amplia a visibilidade da categoria Homeopatia no DeCS. Além disso, a indexação de documentos científicos se torna mais específica utilizando os descritores e isto facilita a recuperação da informação produzida nesta área do conhecimento”, afirma Adalberto Tardelli, gerente AFI na BIREME/OPAS/OMS.

O gerente destaca ainda que o usuário conta com uma melhor recuperação de evidências científicas na Cochrane Library. Isso acontece porque a BIREME faz a indexação dos documentos da Cochrane Library utilizando os termos DeCS da categoria homeopatia.

A visualização dos mais de 1800 termos DeCS em homeopatia utilizados para indexação na Cochrane Library está disponível no portal do DeCS, clicando em “Serviços DeCS / Ocorrência de conceitos DeCS na BVS” e ajustando no formulário os parâmetros da busca.

A atualização da categoria Homeopatia faz parte da revisão anual do DeCS cujos descritores correspondem às versões espanhol e português do Medical Subject Headings (MeSH), produzido pela National Livrary of Medicine (NLM) incluindo ainda as categorias exclusivas: Saúde Pública, Ciência e Saúde e Vigilância Sanitária, além da Homeopatia. Saiba mais http://decs.bvs.br.