A 10ª Reunião Ordinária do Comitê Consultivo da BVS Enfermagem Brasil aconteceu em 20 de junho de 2011, em Campo Grande/MS e fez parte da programação do 16º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE), o que possibilitou a participação de membros do comitê consultivo da BVS Enfermagem e de outros interessados no tema, que estavam acompanhando o evento.

Com a presença de aproximadamente 37 participantes a reunião abordou alguns pontos principais, como apresentação dos informes de atividades da Secretaria Executiva referente às seguintes atividades:

- Reunião LILACS – Critérios de avaliação de revistas BDENF/LILACS (relatórios de erros de validação, Comissão Técnico-científica de Avaliação de Periódicos da BVS Enfermagem)
- Reunião com Diretor da BIREME – Dr. Pedro Urra Gonzáles
- Reunião do Comitê Técnico BVS Brasil
- Submissão do Projeto BVS Regional ao CYTED

Também houve espaço para as apresentações do projeto BVS Enfermagem ao Conselho Federal de Enfermagem e do resultado do processo de Avaliação de Periódicos para BDENF/LILACS. Os membros também promoveram a avaliação do desenvolvimento dos subprojetos da BVS Enfermagem e encaminhamentos para o fortalecimento da iniciativa como parte da política de aprimoramento da enfermagem brasileira.

Encaminhamentos

Como encaminhamentos os seguintes serão tratados com prioridade pela Secretaria Executiva da BVS:

1. Criação do Comitê Técnico Científico de Avaliação de Periódicos da BVS Enfermagem;
2. Desenvolvimento de uma ‘Proposta de projeto de sustentabilidade do processo de sistematização e inclusão da produção científica da enfermagem brasileira’
3. Desenvolvimento de um termo de cooperação entre as instituições participantes da iniciativa da BVS Enfermagem.

A próxima reunião da Rede BVS Enfermagem será de caráter Ibero-americano e deverá ocorrer ainda este ano em Coimbra, Portugal, na ocasião da XI Conferência de Educação em Enfermagem da ALADEFE. Até a reunião, espera-se que seja conformado oficialmente o Comitê Consultivo da BVS Regional Enfermería Iberoamericana.