A Secretaria Executiva da BVS Enfermagem Brasil, composta pela equipe da Escola de Enfermagem da UFMG, participa de capacitação na sede da BIREME/OPAS/OMS nos dias 27 a 29 de fevereiro. A capacitação teve como objetivos gerais: Aprimorar a gestão do BVS-Site, das fontes de informação e construir a página Web da futura BVS Enfermagem Regional. A atividade estava prevista no contexto do 50º Termo de Cooperação firmado entre Ministério da Saúde do Brasil, Organização Panamericana da Saúde e BIREME/OPAS/OMS.

Além da construção do portal, também foi abordado a governabilidade e sustentabilidade da BVS, visando sua manutenção descentralizada, capacitação na configuração das fontes de informação etc. Conheça a agenda da capacitação e os participantes.

A reunião colocou em marcha objetivos firmados no Termo de Referência e Constituição da BVS Enfermagem Regional, aprovado na V Reunião Internacional da Rede BVS Enfermagem, reunida em Coimbra – Portugal por ocasião do XI Conferência Ibero-americana de Educação em Enfermagem, da qual participaram instituições de enfermagem de 12 países e que foi apoiado pela OPAS/OMS, BIREME, ALADEF – Associação Latino-americana de Escolas de Enfermagem e Ministério da Saúde do Brasil.

Após vários anos de trabalho na perspectiva de construção de um espaço privilegiado de sistematização e difusão da produção técnico-científica da enfermagem ibero-americana, finalmente, concretiza-se, na reunião, as bases tecnológicas para a construção do portal regional de enfermagem. A BVS Enfermagem Regional, tendo como referência a BVS Enfermagem Brasil, procurará integrar as principais fontes de informação da enfermagem tais como, o Banco de Dados de Enfermagem – BDENF, REV@ENF – Coleção SciELO Enfermagem, Sites em Enfermagem, DIREVE, Espaço Colaborativo e Enfermagem Baseada em Evidências.

Segundo Francisco Lana, Coordenador da BVS Enfermagem, a iniciativa conta com o apoio da OPAS Washington – Assessoria de Recursos Humanos de Enfermagem, BIREME, Ministério da Saúde do Brasil por meio da Coordenação Geral de Documentação e Informação, Escola de Enfermagem da UFMG (Secretaria Executiva) e das instituições que participam do Comitê Consultivo. Lana prevê o lançamento para maio de 2012 e enfatiza como desafio principal, o processo de capacitação e apropriação dos aplicativos e metodologias do modelo BVS por parte de toda a Rede.