No dia 27 de abril de 2012, foi realizada a Reunião do Comitê Consultivo da BVS-Psi ULAPSI na Biblioteca da Faculdade de Psicologia em Montevidéu, Uruguai. Marcaram presença os representantes da Argentina, Brasil, México, Paraguai e Uruguai, os quais fizeram uma breve explanação do panorama das Bibliotecas Virtuais e destacaram os avanços e dificuldades nos países.
As cinco BVS-Psi ULAPSI conformadas, a saber: Argentina, Brasil, Colômbia, Peru e Uruguai estão ampliando seus arcos de alianças nos países sedes e vencendo dificuldades de ordens política e financeira. Por exemplo, Silvia Pugliese, coordenadora da BVS-Psi ULAPSI Argentina, relatou que a falta de verba tem sido um limitador para a ampliação do projeto em seu país. Explicou que o Comitê Consultivo propôs a criação de uma fundação BVS-Psi ULAPSI Argentina para poder captar e administrar os recursos financeiros necessários para o andamento do projeto. O Uruguai criou cotas para que as instituições membros do Comitê Consultivo patrocinem a construção e manutenção da Biblioteca Virtual de Psicologia daquele pais.

A BVS-Psi ULAPSI Brasil é o modelo e segue apoiando a Psicologia brasileira com suas fontes de informação e projetos para a promoção do uso da Biblioteca Virtual, tais como as Estações BVS-Psi e o Dia Nacional da BVS-Psi.

Ao final da reunião foram elencadas ações específicas que deverão ser consideradas para que o projeto avance fortemente: preparar projeto para captação de recursos financeiros junto a algum organismo internacional, considerando a relevância da Biblioteca Virtual para a Psicologia da América Latina; participar do CRICS 9, em outubro, com o Grupo de Trabalho Psicologia; e organizar a participação da BVS-Psi ULAPSI no V Congresso da ULAPSI que será realizado na Guatemala, em 2014.

Durante os três dias do Congresso a BVS-Psi ULAPSI foi apresentada e diversos participantes do evento foram capacitados para o uso da fonte de informação que chamou a atenção pelo volume de informação organizada e disponível em acesso aberto, principalmente no Portal de Revistas de Psicologia, o PePSIC.