A BVS Homeopatia uma das Bibliotecas Virtuais temáticas que integra a BVS Brasil, tem como finalidade democratizar, divulgar e disponibilizar informações sobre esta terapêutica médica criada por Samuel Hahnemann.

Com o objetivo de dar maior visibilidade e eficácia na recuperação de informação desta área temática, a equipe do Comitê Técnico da BVS Homeopatia (AMHB/APH) e representantes da equipe BIREME, traçaram um plano de ação que culminou na revisão e inclusão em 3 idiomas (pt,in,es) dos mais de 1900 descritores da Categoria HP Homeopatia do vocabulário DeCS (Relatório Final), e também, resultou na atualização da versão da BVS Homeopatia com o propósito de fortalecimento do tema na rede BVS, que cada vez mais se torna instrumento de referência para gestores, profissionais da área de saúde e público em geral.

Recentemente o Comitê Consultivo/Executivo da BVS Homeopatia Brasil se reuniu e um dos assuntos tratados na 7ª. Reunião do Comitê foi o Documento Base de Avaliação de Instância da BVS – Avaliação da BVS Homeopatia. “O objetivo desta avaliação é garantir a qualidade da Rede BVS e a adoção de um modelo único de gestão da informação em saúde”. O atendimento às recomendações e sugestões deste informe de avaliação encontram-se em Relatório BVS Homeopatia Brasil - Julho 2012.

Dentro do processo dinâmico que caracteriza as redes de bibliotecas virtuais, outro ponto importante abordado na reunião é o de criar mecanismos que atraiam outras instituições homeopáticas, universidades, bibliotecas, órgãos governamentais a cooperar nesta rede, para que a BVS Homeopatia possa contribuir mais e melhor com informações de qualidade na área específica.