A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promoveu no dia 10 de setembro de 2012, uma capacitação na Biblioteca Virtual em Saúde, nas áreas de Psicologia e de Odontologia, para doze alunos do estágio curricular supervisionado do Curso de Biblioteconomia.

A capacitação foi ministrada pelas bibliotecárias Margareth Régia de Lára Menezes e Cecília Isabel dos Santos e, teve como objetivos:

•divulgar, promover e capacitar para o uso dos produtos e serviços da BVS-Psi e BVS-Odontologia;

•realizar exercício prático da indexação cooperativa em rede utilizando a metodologia LILDBI, versão 1.7;

•capacitar para formar os futuros bibliotecários como multiplicadores da BVS.

Inicialmente, foi feita uma apresentação em power point focalizando o histórico, a missão, os objetivos, além de algumas metodologias e aplicativos da BVS. Em seguida, foi realizado um exercício prático na metodologia LILDBI, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as nuances do trabalho de indexação cooperativa na Rede de Bibliotecas na Área de Psicologia (ReBAP) e no Sistema de Informação Especializado na Área de Odontologia (SIEO), em especial, familiarizar-se com os vocabulários controlados e terminologias utilizadas. Foi realizada, ainda, uma incursão pelos sites mostrando os produtos e serviços, bem como as formas de busca e recuperação das informações. Ao final, houve distribuição de material informativo com os alunos.

Desde que a BCZM passou a integrar, em 2001, essa importante rede de acesso aberto à informação, essas capacitações têm sido uma prática constante dentro do conteúdo programático das atividades do estágio supervisionado realizado no âmbito dessa unidade de informação. Isto posto, em função de possibilitar aos futuros profissionais bibliotecários socializarem os conhecimentos adquiridos e tornarem-se, também, elementos multiplicadores da BVS.

É imprescindível a atuação do bibliotecário nesse processo, haja vista a importância da qualidade na representação do conteúdo informacional, bem como da manutenção e atualização das fontes de informação disponibilizadas à comunidade científica.

Assim, espera-se que a Biblioteca Central Zila Mamede e a Biblioteca Setorial de Odontologia, enquanto Núcleos Cooperantes da BVS-Psicologia e BVS-Odontologia, respectivamente, possibilitem através dessas capacitações, formar novos multiplicadores, aumentar a visibilidade e disseminar a produção técnico-científica, com vistas a manter o compromisso de contribuir para o fortalecimento da rede e permitir o acesso equitativo a informação nessas áreas do conhecimento e, em outras áreas das Ciências da Saúde.