A 6ª Reunião da Rede BVS no Brasil e a 14ª Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde aconteceram no dia 17 de setembro de 2012 como parte dos eventos do 17º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU)em Gramado, RS.

O evento se constitui no fórum presencial anual da Rede brasileira de bibliotecas em ciências da saúde para o desenvolvimento da BVS com socialização e intercâmbio de experiências, avaliação dos avanços e desafios, assim como planos e projeções para os próximos anos.

A abertura da reunião foi realizada pela BIREME, com vídeo de boas vindas de Veronica Abdalla (veja a seguir) e com as palavras do Dr. Nando Campanella pela OPAS/OMS no Brasil, Shirlei Gonçalves pela CGDI/MS e Viviane Castanho, presidenta do XVII SNBU.

A reunião contou com a participação de cerca de 80 pessoas. Os participantes apoiaram a importância de que sejam realizadas mais ações de divulgação da BVS e compartilharam com os demais as ações que vêm desenvolvendo neste sentido. Neste ínterim, foi apontada a importância de que as atividades nos eventos sejam planejadas e apresentadas de forma didática, e também que haja monitoramento dos logs de acesso destas instâncias afim de avaliar o impacto da ação.

Foi debatida também com a recomendação da LILACS quanto exigência da inclusão de textos completos de periódicos nacionais a partir de 2013, que foi apoiada por alguns e apontada como preocupação por outros, em especial por conta de revistas de excelente qualidade e alto fator de impacto mas para as quais os editores não dão perspectivas de acesso online. Foi destacado que a recomendação foi resultado do trabalho de um comitê, que avaliou estes impactos e que não tem por objetivo restringir a indexação de revistas, mas sim, estimular a publicação em acesso aberto no país.

A agenda do evento e as apresentações realizadas estão disponíveis em: http://www.snbu2012.com.br/reunioes-tecnicas/index.php