No espaço colaborativo da BVS Brasil cada usuário pode não apenas ler, mas também publicar, intercambiando com a rede da BVS Brasil notícias, discussões, divulgação de fóruns, eventos, seminários, entre outros. Seu uso vem sendo incentivado junto aos coordenadores de instâncias nacionais pela BIREME e pelas instituições da própria Rede BVS Brasil. Dentre os serviços oferecidos do espaço colaborativo, o canal de notícias é o mais utilizado. Com isso muitas das matérias compartilhadas neste espaço são replicadas nas redes sociais pelas instituições e redes associadas.

Até março de 2013, foram publicadas mais de 320 notícias, as quais contabilizam mais de um milhão e seiscentas mil visualizações. A média de leitura por notícias também é alta, em torno de 470 visualizações, o que mostra a capilaridade e a visibilidade da informação dentro desta rede. Ainda que todas as notícias estejam disponíveis em acesso aberto, o Espaço Colaborativo da BVS Brasil possui mais de 250 usuários cadastrados, que além de publicar e comentar noticias, divulgar eventos, participar de discussões em fóruns, também utilizar galerias para armazenar e compartilhar documentos. Estes usuários também recebem periodicamente por e-mail um comunicado que divulga as últimas notícias disponíveis no Espaço Colaborativo.


História

Com o objetivo de fortalecer a comunicação e o registro das ações realizadas pelos membros da Rede BVS Brasil, o Espaço Colaborativo da BVS Brasil surgiu em janeiro de 2009 atuando como espaço de interação e fonte de informação no contexto da proposta de convergência das bibliotecas virtuais temáticas, institucionais e portais afins. Este espaço colaborativo foi o primeiro surgido com o objetivo de integrar uma grande rede de instâncias temáticas e institucionais, uma vez que o Brasil é o país com o maior número de absoluto de instâncias da BVS (32 instâncias).


Mudanças à vista

Em fevereiro de 2013 foi iniciada a atualização do Espaço Colaborativo da BVS Brasil. Uma nova versão está prevista para entrar em operação ainda em março deste ano com um layout mais moderno, novas funcionalidades e maior acessibilidade. Como marco desta ação, um encontro online será realizado ainda este mês para lançamento e apresentação do novo espaço, que contará também com dicas sobre as principais técnicas principais de redação jornalística. Em breve será divulgado o convite e a programação do evento, assim como o endereço de acesso online para a participação.

A atualização do espaço colaborativo faz parte das ações de fortalecimento da gestão e promoção das instâncias com o objetivo de melhorar a comunicação entre a instituição e as comunidades interna e externa. Sua realização é financiada por meio do 7 Termo Aditivo ao Termo de Cooperação 50, firmado entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde, que tem, entre outros objetivos, o de fortalecimento da Rede BVS no Brasil.