Com o objetivo de fortalecer ações de cooperação para o desenvolvimento das instâncias da rede BVS Brasil, previstas no 7º Termo de Ajuste ao 50º Termo de Cooperação entre o MS-Brasil e a OPAS, em Janeiro de 2013 foi validado um plano de trabalho contemplando, dentre as Bibliotecas Virtuais, a Biblioteca Virtual em Saúde de Homeopatia Brasil.
 

Como parte do resultado deste trabalho conjunto, a BVS Homeopatia Brasil passa então a disponibilizar os conteúdos do portal em três interfaces idiomáticas diferentes: português, inglês e espanhol, reafirmando e ampliando seu compromisso de disponibilizar conteúdos que promovam a boa prática da Homeopatia e que levem informação precisa e de qualidade a profissionais e interessados.


A BVS Homeopatia Brasil acessível em três idiomas caracteriza mais um grande avanço no portal que teve início em 2001. Em 2006 obteve sua certificação de total enquadramento no formato e nos parâmetros de qualidade do Modelo da BVS. Em 2011 a Categoria HP Homeopatia do DeCS teve os descritores revisados, atualizados e suas definições traduzidas para o inglês e o espanhol. Em 2012 uma nova versão BVS-Site foi instalada. Esses trabalhos foram realizados em conjunto entre as equipes BIREME e BVS Homeopatia, propiciando maior visibilidade e eficácia na recuperação da informação desta área temática.

 

O portal da BVS Homeopatia nos idiomas português, inglês e espanhol facilita a recuperação de registros na base de dados HOMEOINDEX e nas diversas outras fontes de informação disponíveis no portal otimizadas por suas interfaces nos respectivos idiomas, tornando os conteúdos da BVS Homeopatia mais acessíveis a um número maior de usuários.
 

Atualmente a BVS Homeopatia conta com a parceria de importantes instituições de Homeopatia no Brasil, que se responsabilizam pela gestão de sua extensa rede de fontes de informação, e conta ainda com a parceira e apoio da BIREME e CGDI-MS no âmbito da Rede BVS Brasil.
 

Espera-se que esta novidade, concretizada pelo profissionalismo e dedicação exemplares das Equipes BIREME, possibilite um maior acesso a informação científica e conteúdos de qualidade na área de Homeopatia e traga ainda mais reconhecimento ao portal, como uma iniciativa exemplo da rede BVS que agora dá mais um importante passo para cumprir seu objetivo de democratizar o acesso à informação confiável e de qualidade.