As Bibliotecárias do Serviço da Documentação Odontológica da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (SDO/FOUSP), Lúcia Maria Sebastiana Verônica Costa Ramos e Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro participaram da 6th International Conference - QQML Qualitative and Quantitative Methods in Libraries, que foi realizada no período de 27 a 30 de maio de 2014, na Kadir Has University, Istambul - Turquia.

          A participação destas bibliotecárias tem como objetivo principal atualizar os profissionais da informação com a apresentação dos desenvolvimentos mais recentes em tecnologia da informação demonstrando sua aplicação para melhoria da capacitação de recursos humanos na avaliação e melhoria dos serviços, para medição da eficácia funcional e eficiência para medir a ciência através de índices bibliométrico e cientométrico, visando o fortalecimento dos programas nacionais de pesquisa e inovação, no desenvolvimento de recursos humanos.

          A conferência teve como tema central Métodos Qualitativos e Quantitativos, de caráter estritamente voltado para resultados de pesquisas qualitativas e quantitativas em bibliotecas de várias tipologias sendo seu foco dividido em Tecnologia, Recursos Humanos, Redes Sociais, Usuários da Informação, Information Literacy e Bibliometria que, é uma área muito explorada nos dias de hoje por conta das métricas utilizadas para avaliar a informação e, principalmente, a produção científica.

          O SDO da FOUSP marcou presença com a apresentação em forma de pôster dos trabalhos abaixo relacionados:

1) Lúcia Maria S.V. Costa Ramos; Maria Cláudia Pestana. Information and Communication Technologies in Teaching and Learning Professional Information.

2) Lúcia Maria S.V. Costa Ramos; Maria Cláudia Pestana. Rev@Odonto Portal: An Experience in Dentistry Area: Case Report.

3) Decio Funaro; Vânia Funaro. Information Literacy: technological approach.

         Houve a participação de 59 países, estando o Brasil representado pela UFRJ, UFMG e USP com a presença das bibliotecárias da FO.

 

         O evento trouxe contribuições e ideias para novos estudos e formas para avaliar serviços de bibliotecas, avaliar a produção científica e inserção da biblioteca no contexto da universidade criando possibilidades de parcerias para treinamento de usuários e apoio ao corpo docente. Assim pode-se afirmar que o evento foi proveitoso no processo de atualização da informação.