O evento contou com a presença do Dr. David Uip, Secretário da Saúde, do Dr. Sergio Muller, Coordenador da CCTIES, Dra. Sueli Saes, Secretária Executiva do CCT&I-Saúde, Lilian Schiavon, Diretora do Centro de Documentação e Coordenadora Técnica das Bibliotecas da SES/SP, Dr. Adalberto Tardelli, Diretor da Bireme/OPAS/OMS e seus assessores Renato Murasaki, Gerente de Metodologias e Tecnologias de Informação, Gerente de Administração de Fontes de Informação e Rosemeire Rocha Pinto, Supervisora do Serviço de Atenção ao Usuário.

 

       Estiveram presentes, também, representantes dasvárias Coordenadorias de Saúde, Institutos de Pesquisa e Bibliotecas destaSES/SP, além de representantes da UNIFESP, FIESP e Secretaria Municipal daSaúde de São Paulo. 

 

       A sólida parceria entre a SES/SP e a BIREME/OPAS/OMS desde sua criação, vem nos permitindo gerar produtos e serviços de informação em saúde de grande relevância. Desde 2006, com o início do Projeto Gestão de Informação Técnico-Científica em Saúde, estamos empenhando esforços para contribuir com o fortalecimento da gestão de informação e conhecimento técnico-científico, no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, promovendo o acesso equitativo e universal à informação relevante em saúde, utilizando o modelo preconizado pela BIREME/OPAS/OMS, a BVS – Biblioteca Virtual em Saúde.

 

       A BVS Rede de Informação e Conhecimento – BVS RIC, produto deste Projeto, e já consolidada no âmbito da SES/SP, atua em processo contínuo no desenvolvimento de ações voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico em saúde.

 

       As ações propostas e implementadas pela BVS RIC estão focadas nos seguintes pilares:

 

·  ampliar as fontes de informação em ciências da saúde voltadas às específicas necessidades de nossos Institutos de Pesquisa e Unidades de Saúde;

 

·  incrementar a capacitação dos nossos profissionais de saúde para busca e seleção das informações de interesse;

 

·  atualizar, disponibilizar e facilitar, constantemente, o acesso a novos conceitos e tecnologias disponíveis para o desenvolvimento e melhoria de qualidade técnica e científica dos serviços.
Dessa forma, a BVS RIC continuará trabalhando para oferecer e disponibilizar novas funcionalidades, visando sempre ampliar suas potencialidades e recursos de informação. 

 

      Esta nova interface de acesso marca uma nova fase da nossa BVS, que passa a apresentar recursos mais modernos de acesso e de pesquisa, destaque específico para as fontes de informação da SES/SP, além de várias outras novidades.  

 

Image